terça-feira, 19 de maio de 2015

Linkin Park aposta em companhias promissoras do setor de tecnologia

RIO - Não basta ser uma das bandas de rock mais populares do mundo, o Linkin Park está em busca de sucesso em outra área: a tecnologia. Há dois meses, eles lançaram a Machine Shop Ventures, uma investidora de capital de risco, que busca startups que possam mexer com a indústria do consumo. Segundo o site CNNMoney, a companhia já fez três apostas na plataforma de caronas Lyft, no app de negociação gratuita no mercado de ações, e no Shyp, um aplicativo de entregas

Essa nova investida é um marco para a banda formada em 1996, quando a música ainda era distribuída em fitas cassete e o Google nem sonhava em nascer. O Linkin Park não vê nada de estranho em exercer o papel de banda de rock à noite e de investidor de risco durante o dia. E mais, o grupo se sente atraído pelo Vale do Silício.

— Me sinto em casa lá — afirma ao site CNNMoney o guitarrista Mike Shinoda, destacando que a cultura do Vale do Silício é inspiradora.

Shinoda lembra que a indústria da música é bem difícil para quem está começando. Quem chega tem de trabalhar 80 horas por semana, praticamente sem folga, e com pouco dinheiro. Por outro lado, gigantes da tecnologia, como Google e Facebook, são conhecidos por recompensar seus talentos e incentivá-los com excelentes benefícios, como férias extras e até mesa de totó no local de trabalho.

— Eu me identifico mais com essas situações em que estamos trabalhando, com as pessoas que querem mudar o mundo. É como se as suas aspirações fossem maiores do que apenas vender um disco — diz Shinoda.

Mas os investimentos em tecnologia não são novos para o grupo. A banda já havia investido em algumas startups, como a Open Labs, que produz software e hardware para músicos. Shinoda tirou dinheiro do próprio bolso para apostar no serviço de streaming de música Spotify e no seu rival Pandora, do qual também é conselheiro. O vocalista também investiu na empresa de eletrônicos Sonos and North Technologies, uma startup criada pelo fundador do Digg, Kevin Rose.

— Estamos envolvidos com tecnologia há muitos anos. Queremos pôr a mão na massa e sentar no mesmo lado dos fundadores — diz Shinoda ao CNNMoney.

A Machine Shop Ventures se negou a dizer ao site o montante de seu fundo inicial, alegando que é “dinheiro interno”. Kiel Berry, vice-presidente executivo da companhia, afirma que a meta é fazer de 15 a 20 investimentos nos próximos dois anos.

“Estamos focados em encontrar empresas em estágio inicial de crescimento em uma base global que se alinhe com a marca Linkin Park, de conexão com os fãs e de inovação por meio de tecnologia e design”, afirmou Berry em um e-mail enviado ao CNNMoney.

Shinoda se orgulha de descrever o Linkin Park como a maior banda no Facebook e no YouTube. O grupo tem quase 5 milhões de assinantes no canal de vídeos e suas produções acumulam quase 2 bilhões de visualizações.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...